Atendimento ao Público
1 - Instruções para Requerimento de Certidão de Tempo de Serviço Militar, Certidão de Tempo de Serviço Civíl ou Cópias de Registros Militares.
Passo 1: Imprimir o Requerimento e o Termo de Consentimento da Certidão (Clique Aqui)
Passo 2: Preencher o Requerimento e o Termo de Consentimento com caneta azul ou preta e assinar.
Passo 3: Imprimir o Requerimento e o Termo de Consentimento preenchido com os seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e Certificado de Reservista.
Se for Procurador escanear também a Procuração, a Identidade do Outorgante e Outorgado e, se for o caso, a Certidão de Óbito do Requerido.
Se for para Certidão de Tempo de Serviço Civil escanear também a Carteira de Trabalho, onde aparece o vínculo empregatício.
Passo 4: Com todos os documentos em mãos, dirigir-se, PREFERENCIALMENTE, à ORGANIZAÇÃO MILITAR mais próxima de sua residência ou a este Arquivo, PESSOALMENTE, para entrada no Requerimento.
Passo 5: Aguardar e-mail ou telefonema de agendamento para apanha da Certidão ou das cópias de Registros Militares.
Passo 6: Comparecer a Organização Militar onde foi feito o requerimento ou ao Arquivo Histórico do Exército na data e hora estabelecida, após o recebimento do e-mail de agendamento, para a retirada da certidão.
OBSERVAÇÃO: para dirimir dúvidas e ou esclarecimentos ligar para (21) 2519-5837
2 - Instruções para Pesquisa Histórica ou Acadêmica
Passo 1: Preencher o Formulário de Solicitação de Pesquisa, com LETRA DE FORMA ou CAIXA ALTA, utilizando caneta azul ou preta e assinar, (Clique Aqui)
Passo 2: Remeter os arquivos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando um telefone para contato.
Passo 3: Aguardar e-mail de agendamento para a realização da pesquisa;
Passo 4: Comparecer ao ARQUIVO HISTÓRICO DO EXÉRCITO na data e hora estabelecida, após o recebimento do e-mail de agendamento, para a realização da Pesquisa.
OBSERVAÇÃO: para dirimir dúvidas e ou esclarecimentos ligar para (21) 2519-5837
O patrimônio documental do Arquivo Histórico Exército é composto por três tipos de acervos: Escritos, Cartográficos e Especiais:
A Seção de Acervos Escritos reúne documentos, manuscritos e impressos, que se referem ao EB e às ações por ele desenvolvidas ao longo da História do Brasil pós-Independência. Preserva uma fonte inestimável de valor histórico e cultural, conservando acervos importantíssimos, tais como:
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Almanaques de Oficiais;
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Códices do Período Colonial e Imperial;
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Almanaques de Subtenentes e Sargentos;
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Reconhecimento de Cadetes (séc XVIII- XIX);
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Relatórios dos Ministros da Guerra (1832-1954);
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Acervos de Escolas Militares (1810-1945);
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Ordens-do-Dia do Exército (1857-1909);
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Ordens do Dia da Guerra do Paraguai (1865-1870);
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Ordens do Dia do 6º Distrito (atual 3ª Região Militar (1857-1880);
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Revista “A Defesa Nacional”;
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Revista Military Review;
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Revista Verde Oliva;
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Revista do Exército Brasileiro (Séculos XIX e XX);
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Revista Nação Armada (1937-1945);
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Boletins do Exército (1909-dias atuais);
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Noticiário do Exército (1957-dias atuais);
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Campanha da Tríplice Aliança ( 1864-1870);
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Diário Oficial do Império;
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Diário Oficial da União;
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Campanha do Contestado;
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Campanha de Canudos;
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Missão Militar Médica na França (1917-1919)
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Missão Militar Francesa;
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Missãode Compra de Matwrial an Europa (1917-1942);
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Revolta Tenentista (1922-1930);
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Revolução Constitucionalista de 1932;
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Intentona Comunista;
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Força Expedicionária Brasileira;
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Missão Militar na Alemanha (1945-1950);
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Missão de Paz em Suez;
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Destacamento Brasileiro da Força Armada Interamericana (FAIBRAS);
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Missão de Paz em Angola;
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Missão de Paz em Moçambique; e
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Missão de Paz no Haiti; etc
Link Coleção de Manuais do Exército Brasileiro
Link Catálogo Coleção de Reconhecimentos de Cadetes
Link Catálogo de Processos de Pensão dos Voluntários da Pátrias (Guerra do Paraguai)
A Seção de Acervos Cartográficos possui cerca de 4.000 mapas e plantas de dimensões variadas, abrangendo todos os estados do Brasil e, ainda, alguns países da América do Sul, notadamente, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Possui, também, uma coleção de mapas utilizados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O acervo compreende, principalmente, o período que vai do século XVIII até a terceira década do século XX.
Link Catálogo da Mapoteca do AHEx
A Seção de Acervos Especiais possui imagens fotográficas, reproduções, gravuras e vídeos da Força Terrestre. A fotografia original mais antiga é de 1894 e corresponde ao episódio do Cerco da Lapa, na revolução Federalista. Agrupa, entre outras, as seguintes coleções:
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fotografias dos Quartéis-Generais da Cidade do Rio de Janeiro;
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fotografias de escolas, fortificações militares, fábricas do Exército, quartéis diversos e organizações militares de saúde; álbum fotográfico da Campanha do Contestado;
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fotografias da Revolução de 1924;
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fotografias da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Link Catálogo de Acervos Especiais do AHEx
Link Listagem de Livros - Hemeroteca
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1. Horário de atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 09:15 às 11:00h e de 13:00 às 15:00 h.
2. O pesquisador terá acesso aos documentos escritos, iconográficos, cartográficos e bibliográficos mediante agendamento prévio, que deverá ser feito exclusivamente no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. .
3. Horário limite para leitura de documentos: de segunda a quinta-feira às 15:30 h.
4. Não é permitida a entrada na Sala de Pesquisa de objetos que possam causar danos aos documentos e instalações, comprometer a segurança do acervo ou perturbar o silêncio, tais como:
a) alimentos e bebidas;
b) canetas, líquidos corretores, cortadores de papel e assemelhados;
c) bolsas, pastas, embrulhos, sacolas, valises, malas e guarda-chuva;
d) livros, revistas, jornais, folhetos, fotografias, mapas, plantas, gravuras, microfilmes e assemelhados;
5. É permitido aos consulentes levar para a Sala de Pesquisa apenas os objetos listados a seguir:
a) lápis ou lapiseira;
b) borracha;
c) apontamentos de pesquisa;
d) papel para anotação; e
e) porta-nota de pequenas dimensões, talão de cheques, cartões de crédito e seus documentos de identificação pessoal (carteira de identidade /ou passaporte).
6. A eventual entrada de qualquer material de utilização imprescindível à realização de pesquisas, tais como computadores portáteis, câmeras e outros equipamentos fotográficos, dependerá de autorização prévia do Chefe da DDA ou pelo responsável pela Sala de Pesquisa.
7. É permitido fotografar o material pesquisado, exceto os documentos iconográficos, desde que sem o uso do flash.