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Atendimento ao Público

 

1 - Instruções para Requerimento de Certidão de Tempo de Serviço Militar, Certidão de Tempo de Serviço Civíl ou Cópias de Registros Militares.

 

Passo 1: Imprimir o Requerimento e o Termo de Consentimento da Certidão (Clique Aqui)

Passo 2: Preencher o Requerimento e o Termo de Consentimento com caneta azul ou preta e assinar.

Passo 3: Imprimir o Requerimento e o Termo de Consentimento preenchido com os seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e Certificado de Reservista.

Se for Procurador escanear também a Procuração, a Identidade do Outorgante e Outorgado e, se for o caso, a Certidão de Óbito do Requerido.

Se for para Certidão de Tempo de Serviço Civil escanear também a Carteira de Trabalho, onde aparece o vínculo empregatício.

Passo 4: Com todos os documentos em mãos, dirigir-se, PREFERENCIALMENTE, à ORGANIZAÇÃO MILITAR mais próxima de sua residência ou a este Arquivo, PESSOALMENTE, para entrada no Requerimento.

Passo 5: Aguardar e-mail ou telefonema de agendamento para apanha da Certidão ou das cópias de Registros Militares.

Passo 6: Comparecer a Organização Militar onde foi feito o requerimento ou ao Arquivo Histórico do Exército na data e hora estabelecida, após o recebimento do e-mail de agendamento, para a retirada da certidão.

OBSERVAÇÃO: para dirimir dúvidas e ou esclarecimentos ligar para (21) 2519-5837

 

 

 

 

2 - Instruções para Pesquisa Histórica ou Acadêmica

 

Passo 1: Preencher o Formulário de Solicitação de Pesquisa, com LETRA DE FORMA ou CAIXA ALTA, utilizando caneta azul ou preta e assinar, (Clique Aqui) 

Passo 2: Remeter os arquivos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando um telefone para contato.

Passo 3: Aguardar e-mail de agendamento para a realização da pesquisa;

Passo 4: Comparecer ao ARQUIVO HISTÓRICO DO EXÉRCITO na data e hora estabelecida, após o recebimento do e-mail de agendamento, para a realização da Pesquisa.

OBSERVAÇÃO: para dirimir dúvidas e ou esclarecimentos ligar para (21) 2519-5837

 

 

  

O patrimônio documental do Arquivo Histórico Exército é composto por três tipos de acervos: Escritos, Cartográficos e Especiais:

A Seção de Acervos Escritos reúne documentos, manuscritos e impressos, que se referem ao EB e às ações por ele desenvolvidas ao longo da História do Brasil pós-Independência. Preserva uma fonte inestimável de valor histórico e cultural, conservando acervos importantíssimos, tais como:

  • Almanaques de Oficiais;

  • Códices do Período Colonial e Imperial;

  • Almanaques de Subtenentes e Sargentos;

  • Reconhecimento de Cadetes (séc XVIII- XIX);

  • Relatórios dos Ministros da Guerra (1832-1954);

  • Acervos de Escolas Militares (1810-1945);

  • Ordens-do-Dia do Exército (1857-1909);

  • Ordens do Dia da Guerra do Paraguai (1865-1870);

  • Ordens do Dia do 6º Distrito (atual 3ª Região Militar (1857-1880);

  • Revista “A Defesa Nacional”;

  • Revista Military Review;

  • Revista Verde Oliva;

  • Revista do Exército Brasileiro (Séculos XIX e XX);

  • Revista Nação Armada (1937-1945);

  • Boletins do Exército (1909-dias atuais);

  • Noticiário do Exército (1957-dias atuais);

  • Campanha da Tríplice Aliança ( 1864-1870);

  • Diário Oficial do Império;

  • Diário Oficial da União;

  • Campanha do Contestado;

  • Campanha de Canudos;

  • Missão Militar Médica na França (1917-1919)

  • Missão Militar Francesa;

  • Missãode Compra de Matwrial an Europa (1917-1942);

  • Revolta Tenentista (1922-1930);

  • Revolução Constitucionalista de 1932;

  • Intentona Comunista;

  • Força Expedicionária Brasileira;

  • Missão Militar na Alemanha (1945-1950);

  • Missão de Paz em Suez;

  • Destacamento Brasileiro da Força Armada Interamericana (FAIBRAS);

  • Missão de Paz em Angola;

  • Missão de Paz em Moçambique; e

  • Missão de Paz no Haiti; etc

 

Link Guias de Fundos do AHEx

Link Coleção de Manuais do Exército Brasileiro

Link Catálogo Coleção de Reconhecimentos de Cadetes

Link Catálogo de Processos de Pensão dos Voluntários da Pátrias (Guerra do Paraguai)

 

 

A Seção de Acervos Cartográficos possui cerca de 4.000 mapas e plantas de dimensões variadas, abrangendo todos os estados do Brasil e, ainda, alguns países da América do Sul, notadamente, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Possui, também, uma coleção de mapas utilizados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O acervo compreende, principalmente, o período que vai do século XVIII até a terceira década do século XX.

Link Catálogo da Mapoteca do AHEx

 

A Seção de Acervos Especiais possui imagens fotográficas, reproduções, gravuras e vídeos da Força Terrestre. A fotografia original mais antiga é de 1894 e corresponde ao episódio do Cerco da Lapa, na revolução Federalista. Agrupa, entre outras, as seguintes coleções:

  • fotografias dos Quartéis-Generais da Cidade do Rio de Janeiro;

  • fotografias de escolas, fortificações militares, fábricas do Exército, quartéis diversos e organizações militares de saúde; álbum fotográfico da Campanha do Contestado;

  • fotografias da Revolução de 1924;

  • fotografias da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Link Catálogo de Acervos Especiais do AHEx

 

Link Listagem de Livros - Hemeroteca

 

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. Horário de atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 09:15 às 11:00h e de 13:00 às 15:00 h.

2. O pesquisador terá acesso aos documentos escritos, iconográficos, cartográficos e bibliográficos mediante agendamento prévio, que deverá ser feito exclusivamente no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. .

3. Horário limite para leitura de documentos: de segunda a quinta-feira às 15:30 h.

4. Não é permitida a entrada na Sala de Pesquisa de objetos que possam causar danos aos documentos e instalações, comprometer a segurança do acervo ou perturbar o silêncio, tais como:

a) alimentos e bebidas;

b) canetas, líquidos corretores, cortadores de papel e assemelhados;

c) bolsas, pastas, embrulhos, sacolas, valises, malas e guarda-chuva;

d) livros, revistas, jornais, folhetos, fotografias, mapas, plantas, gravuras, microfilmes e assemelhados;

5. É permitido aos consulentes levar para a Sala de Pesquisa apenas os objetos listados a seguir:

a) lápis ou lapiseira;

b) borracha;

c) apontamentos de pesquisa;

d) papel para anotação; e

e) porta-nota de pequenas dimensões, talão de cheques, cartões de crédito e seus documentos de identificação pessoal (carteira de identidade /ou passaporte).

6. A eventual entrada de qualquer material de utilização imprescindível à realização de pesquisas, tais como computadores portáteis, câmeras e outros equipamentos fotográficos, dependerá de autorização prévia do Chefe da DDA ou pelo responsável pela Sala de Pesquisa.

7. É permitido fotografar o material pesquisado, exceto os documentos iconográficos, desde que sem o uso do flash.

 

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