Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Direção
Início do conteúdo da página

Diretor

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 12h54 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 17h59 | Acessos: 19116

TC Magno

TENENTE-CORONEL ARTUR MAGNO DE CASTRO RANGEL

Ao ser nomeado para o cargo de Diretor do Arquivo Histórico do Exército, o Tenente-Coronel de Artilharia Artur Magno de Castro Rangel estava servindo no Centro de Adestramento – Leste, sediado no Rio de Janeiro.

Nascido em 28 de março de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, é filho de Carlos Artur Passos Rangel e de Iassira de Castro Rangel. Incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1997, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – São Paulo.

Em 24 de novembro de 2001, foi declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com sede em Resende-RJ, sendo classificado no 21º Grupo de Artilharia de Campanha, no Rio de Janeiro – RJ.

Realizou, entre 2002 e 2005, os seguintes Cursos e Estágios: Básico de Pára-quedista; Mestre de Salto; Salto Livre e o de Mestre de Salto Livre, todos no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil.

Cursou, em 2010, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e, em 2015, concluiu o Estágio de Adaptação à Selva. Realizou, também, o Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM), em 2018/2019. Nos anos de 2022 e 2023, concluiu o Estágio de Observador, Controlador e Avaliador, pelo Centro de Adestramento – Leste e o Estágio Geral de Comunicação Social, pelo Centro de Estudos de Pessoal.

Entre as principais funções desempenhadas:

- comandou a linha de fogo da Força-Tarefa Santos Dumont, no 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista;

- foi instrutor do Curso de Salto Livre do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil;

- chefiou a Seção de Operações do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, em Marabá-PA; e

- foi Subcomandante do 7º Grupo de Artilharia de Campanha, em Olinda-PE e do Centro de Adestramento-Leste, no Rio de Janeiro-RJ.

Além dessas funções, foi adjunto da Seção de Operações e da Seção de Inteligência da Brigada de Infantaria Pára-quedista, no Rio de Janeiro-RJ, como Oficial de Estado-Maior.

Durante sua carreira, foi condecorado com a Medalha Militar de Prata; a Medalha do Pacificador; a Medalha Mérito Aeroterrestre – Grau Ouro; a Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze; a Medalha Marechal Osório – O Legendário; e a Medalha Marechal Trompowski com Passador de Ouro.

O Tenente-Coronel Magno foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2021, por Merecimento e assumiu a Direção do Arquivo Histórico do Exército em 21 de fevereiro de 2024. É casado com a Senhora Thalita e possui dois filhos: Julia e Artur.

 

 

 

Fim do conteúdo da página