Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DIA DO MAGISTÉRIO DO EXÉRCITO – 08 de fevereiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA DO MAGISTÉRIO DO EXÉRCITO – 08 de fevereiro

O Exército Brasileiro celebra no dia 8 de fevereiro o Dia do Magistério do Exército, uma merecida e justa homenagem a todos àqueles que, com seu trabalho silente, contribuem no dia-a-dia com o aprimoramento das atividades de ensino-aprendizagem nas diversas escolas militares de responsabilidade de nosso Exército.

  • Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 14h40
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 17h57

Na formação de crianças, jovens e adultos, estes mestres ajudam no desenvolvimento das potencialidades, na transmissão dos valores, na apuração das virtudes, na capacitação de profissionais eficientes e principalmente na formação de cidadãos plenos, que são capazes de defender as próprias convicções no mundo complexo em que vivemos hoje.

O Exército escolheu como representante destes refulgentes profissionais o Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, por ter se destacado dentro e fora do País em sua vida pessoal e profissional. A Portaria nº 51.249 de 13 de março de 1962, o escolheu como Patrono do Magistério do Exército.

O Marechal Trompowsky nasceu na cidade Desterro, Santa Catarina, no dia 8 de fevereiro de 1853.

Sua vida castrense começou em 29 de dezembro de 1869, quando ingressou como praça no 1º Batalhão de Artilharia a Pé. Daquele Batalhão, foi para a Escola Militar no Rio de Janeiro, onde em 1874 concluiu a formação de oficial, com distinção entre seus pares, momento em que revelou sua aptidão para o magistério.

No ano de 1876, no momento de sua promoção ao posto de 1º Tenente, habilitou-se em Ciências Físicas e Matemáticas, permanecendo na Escola Militar da Praia Vermelha, exercendo a cátedra de Geometria e Cálculo.

Exerceu, também, a função de professor de Assistente de Analítica e Cálculo, naquela ocasião, Benjamin Constant foi seu aluno.

Foi um dos mais brilhantes docentes da Academia Militar e teve a oportunidade e o reconhecimento da Força, quando no posto de Tenente-Coronel, comandou o histórico Colégio Militar do Rio de Janeiro e, como Coronel, a Escola Militar, demonstrando sua alta capacidade como administrador, mestre, militar e cientista.

Como Oficial General, comandou a 3ª Brigada de Artilharia em Cruz Alta-RS e a 2ª Brigada de Cavalaria em Alegrete-RS. No ano de 1915 foi designado Inspetor do Ensino Militar.

Nosso conspícuo Patrono do Magistério do Exército foi reformado em 1919, com 66 anos de idade, no posto de Marechal e faleceu em 1926, aos 73 anos.

 

Quer conhecer um pouco mais deste rico acervo? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br/atendimento-ao-publico

 

AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!

 

Arquivo Histórico do Exército recebe visita de comitiva da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Arquivo Histórico do Exército recebe visita de comitiva da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Arquivo Histórico do Exército recebe visita de comitiva da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Arquivo Histórico do Exército recebe visita de comitiva da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
registrado em:
Fim do conteúdo da página