Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 13 DE FEVEREIRO – DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO (SAREX)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

13 DE FEVEREIRO – DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO (SAREX)

No dia 13 de fevereiro é celebrado o DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO (SAREx), em homenagem à data natalícia do seu Patrono, Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando. A data homenageia os “Soldados da Fé” que servem ao Exército Brasileiro, desde o período colonial.

  • Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 11h40
  • Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 17h37

Historicamente, com a criação da Repartição Eclesiástica do Exército, em 1850, foi a primeira vez que o Exército Imperial instituiu um efetivo Serviço Religioso, tendo como Decano, o Capelão de 1ª Classe (Capitão) Padre Guilherme Paulo Tilbury, um britânico naturalizado brasileiro, que serviu na Fortaleza de São João e na Academia Militar, na Corte. Com a proclamação da República, a Repartição foi extinta. Porém, em 1944, já no contexto da Segunda Guerra Mundial, foi criado um novo Serviço de Assistência Religiosa para atuar junto à Força Expedicionária Brasileira.

Com a ida da FEB para a Itália, seguiram vinte e sete Capelães Católicos e Protestantes, voluntários, sob o comando do Tenente Coronel Padre João Pheeney Silva, Capelão-Chefe da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.

Naquela Campanha, cumprindo o axioma de que o “Capelão é o encarregado dos interesses morais e espirituais do Comandante”, os Padres e Pastores, integrando todos os Regimentos, Grupos e Batalhões, levaram conforto diuturno aos Pracinhas, visitando-os, administrando-lhes os sacramentos, incluindo o batismo de diversos militares, distribuindo “santinhos”, livros de orações, terços e celebrando missas nas Enfermarias e Hospitais. Concomitantemente, proporcionaram “serviços mais mundanos”, como a lavratura de cartas para os analfabetos e semi-letrados e a entrega de cigarros e giletes para barbear, contribuindo para a manutenção do moral elevado da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.

Do Relatório do Comandante da FEB, extrai-se o seguinte: acompanhando com desvelo a vida do Soldado, fortalecendo-lhes a convicção na dignificante missão que veio executar tão longe da Pátria, confortando-o nos momentos de crise com palavras de amigo ou com os sacramentos da Igreja, esses pastores de almas têm grandemente auxiliado a ação do Comando”.

No Arquivo Histórico do Exército é possível acessar as Fés-de-ofício dos Capelães e o Relatório do Serviço de Assistência Religiosa da FEB, entre outros documentos.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Serviço Religiosos da FEB? Acesse:

http://www.ahex.eb.mil.br/

AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!

 

Matéria Vot DPT em Nov 22 13 DE FEVEREIRO – DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO (SAREX)
13 DE FEVEREIRO – DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO (SAREX) 13 DE FEVEREIRO – DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO (SAREX)
registrado em:
Fim do conteúdo da página