Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 174 ANOS DA MORTE DO TENENTE GENERAL JOÃO MANOEL DA SILVA (c. 1770-1849)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

174 ANOS DA MORTE DO TENENTE GENERAL JOÃO MANOEL DA SILVA (c. 1770-1849)

Rio de Janeiro (RJ)No dia 5 de julho, rememoramos o falecimento do Tenente General João Manoel da Silva, Oficial do Exército Português que empresta seu nome à denominação histórica deste Arquivo Histórico do Exército.

Nascido, provavelmente em 1770, era um Oficial de Infantaria, que especializou-se em Engenharia. Instalado no Brasil, com a transmigração da Corte lusitana, alcançou o posto de Coronel e era o mais graduado Oficial de Engenheiros servindo no Brasil, em 1808. Desse modo, após a criação do Real Archivo Militar, em 7 de abril de 1808, foi nomeado o primeiro Diretor desse novel Arquivo.

Morejando na árdua missão de comandar o Real Corpo de Engenheiros e o Real Archivo Militar, foi promovido ao Posto de Brigadeiro, em 24 de junho de 1810. Recebeu a real mercê de Marechal de Campo, em 6 de fevereiro de 1818 e ascendeu ao Posto de Tenente-General, em 13 de maio de 1819.

  • Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 13h30
  • Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 17h19

Nos 13 anos passados na Corte do Rio de Janeiro, o Tenente General João Manoel da Silva foi um Engenheiro polivalente, coordenando a remodelação do Rio de Janeiro. Além disso, nos primeiros anos na cidade, planejou a instalação da Real Academia Militar e, concomitantemente, projetou o Real Teatro de São João, inaugurado em 1813 no Largo do Roscio (local do atual Teatro João Caetano).

Engenheiro de escol e visionário, foi autor de diversas obras de Engenharia, entre as quais destacam-se a Memória sobre a Defesa do Rio de Janeiro e a Memória sobre a Defesa das Costas Brasileiras, ambas de 1808, à época ameaçadas de invasão pela França napoleônica.

Como servidor leal do Império Português e testadas suas capacidades de governança, foi nomeado Governador e Capitão-General da Capitania de Moçambique em 6 de março de 1821, motivo pelo qual, deixou o Brasil.

O Tenente General João Manoel da Silva faleceu em 5 de julho de 1849, em Portugal.

Quer conhecer um pouco mais do acervo do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br

 

        AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!

Despedida de Militar do Arquivo Histórico do Exército (AHEx) Despedida de Militar do Arquivo Histórico do Exército (AHEx)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página