Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A Coleção de Reconhecimento de Cadetes (1797-1897)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A Coleção de Reconhecimento de Cadetes (1797-1897)

O 𝐀𝐫𝐪𝐮𝐢𝐯𝐨 𝐇𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐨 𝐄𝐱é𝐫𝐜𝐢𝐭𝐨 possui uma 𝐂𝐨𝐥𝐞çã𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐝𝐞𝐭𝐞𝐬, composta por mais de 7.000 Requerimentos de filhos de nobres, de militares do Exército, da Armada e da Guarda Nacional, entre outros, que foram reconhecidos Cadetes pelo Exército Português e pelo Exército Imperial.

O Cadetismo foi uma instituição do Exército Português, incorporada ao Exército Brasileiro, criada por Alvará Real, em 16 de março de 1757, e que durou até 1897. No Alvará original, lê-se o seguinte: “em cada Companhia de Infantaria, Cavalaria, Dragões e Artilheria poderão assentar praça três Fidalgos, ou pessoas de nobreza reconhecida, assim da Corte como das Províncias, com a denominação de Cadetes”.

  • Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 13h40
  • Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 19h33

No século XIX, durante o Império, a concessão do reconhecimento de Cadete foi estendida aos filhos de Oficiais da Guarda Nacional e de pessoas com altos cargos estatais.

Documentação fundamental para o estudo da formação do Oficial do Exército imperial e na qual é possível encontrar os Reconhecimentos de Cadetes dos Ex-Presidentes da República Marechais Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca, entre muitos outros.

 

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐮𝐦 𝐩𝐨𝐮𝐜𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐜𝐞𝐫𝐯𝐨:


𝐰𝐰𝐰.𝐚𝐡𝐞𝐱.𝐞𝐛.𝐦𝐢𝐥.𝐛𝐫/𝐢𝐦𝐚𝐠𝐞𝐬/𝐃𝐃𝐀/𝟐𝟎𝟐𝟐/𝐀𝐭𝐞𝐧𝐝𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨_𝐚𝐨_𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨/𝐂𝐚𝐭𝐚𝐥𝐨𝐠𝐨_𝐂𝐨𝐥𝐞𝐜𝐚𝐨_𝐝𝐞_𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬_𝐝𝐞_𝐂𝐚𝐝𝐞𝐭𝐞𝐬.𝐩𝐝𝐟

 

 

        AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!

𝐀 𝐂𝐨𝐥𝐞çã𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐝𝐞𝐭𝐞𝐬 (𝟏𝟕𝟗𝟕-𝟏𝟖𝟗𝟕) 𝐀 𝐂𝐨𝐥𝐞çã𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐝𝐞𝐭𝐞𝐬 (𝟏𝟕𝟗𝟕-𝟏𝟖𝟗𝟕)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página