Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > COMO ERA A INSTRUÇÃO NO DEPÓSITO DE PESSOAL DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB)?
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

COMO ERA A INSTRUÇÃO NO DEPÓSITO DE PESSOAL DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB)?

O Depósito de Pessoal da Força Expedicionária Brasileira, criado em 1944, em Caçapava-SP e instalado definitivamente em Staffolli, na Itália, foi organizado com os 4º e 5º escalões da 1º Divisão de Infantaria Expedicionária, chegados ao Teatro de Operações entre dezembro de 1944 e fevereiro de 1945, com a finalidade de recompletamento de efetivos da FEB.

  • Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 10h00
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h23

Ao Depósito de Pessoal da FEB competia, concomitantemente, treinar o pessoal em instrução básica e avançada em combate (muitos saíram do Brasil com pouca instrução militar e desconhecendo o armamento utilizado pelos norte-americanos) e suprir o recompletamento das baixas das Unidades já empenhadas na luta. Isto é, funcionar como Centro de Recompletamento (Replacement Center) e como Centro de Treinamento de Pessoal (Replacement Training Center), conforme bem percebeu o Comandante da FEB, General Mascarenhas de Moraes, que asseverou, em Relatório, que "em pouco tempo a tropa do Depósito estava transformada em elemento de elite."

Com esses objetivos hercúleos, foram organizadas áreas  de instruções preparatórias de tiro e baioneta, minas e armadilhas, de guerra química, de combate aproximado, estandes para tiro de "bazooca" e de granada de mão e de morteiro, entre outras, além de uma pista de infiltração, que comportava instruções para um efetivo máximo de 150 Oficiais e 6.000 Praças, em um período de 6 semanas. Havia, também, instrução para especialistas, tais como, motoristas, cozinheiros, construção de linhas , Informações para Oficiais, etc. A jornada durava de 06:00 às 21:00 horas, incluindo os domingos.

O primeiro contingente submetido ao treinamento foi de 900 Praças, sob o controle de 50 Oficiais Instrutores, 100 Sargentos Monitores e 60 Cabos e Soldados auxiliares, todos brasileiros. De fevereiro a abril de 1945, o Depósito contou, ainda, com 49 militares estadunidenses, falantes do português, para fiscalização da instrução. Em abril de 1945, ao final da Campanha, o Depósito foi transferido para um antigo quartel do Exército italiano, em Pistóia.

Malgrado todos os óbices à instrução no Depósito, mais de 10 mil homens foram instruídos em tempo recorde e, destes, 3.291 substituíram baixados nas tropas da Divisão brasileira.

Atualmente, o acervo do antigo Depósito de Pessoal encontra-se recolhido no Arquivo Histórico do Exército e disponível para consulta aos pesquisadores.

Quer conhecer um pouco mais sobre os acervos do Depósito de Pessoal da FEB? acesse:

http://www.ahex.eb.mil.br/atendimento-ao-publico  

 

 

                       AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!

Arquivo Histórico do Exército promove o Curso de Gestão e Conservação de Documentos
Arquivo Histórico do Exército promove o Curso de Gestão e Conservação de Documentos Arquivo Histórico do Exército promove o Curso de Gestão e Conservação de Documentos

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página