Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A HISTÓRIA DAS GALERIAS DE RETRATOS DE ETERNOS COMANDANTES DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A HISTÓRIA DAS GALERIAS DE RETRATOS DE ETERNOS COMANDANTES DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

VOCÊ SABIA? 

A Galeria de Retratos de Eternos Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares do Exército Brasileiro é uma tradição criada durante o Estado Novo, pelo Decreto nº 3.932, de 12 de abril de 1939, que aprovou o Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (RISG). Anteriormente, não havia a Galeria supracitada, mas os artigos nº 55, 56 e 57, do Decreto 3.932, dispuseram sobre sua organização:

  • Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 10h00
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 14h36

Art. 55. Em todos os Corpos serão organizadas, como homenagem, galerias de retratos em que figurarão os vultos mais notáveis de nossa história militar e política, os Chefes do Exército e os ex-comandantes efetivos do Corpo.

§ 2º No Gabinete do Comandante deverão figurar os retratos do Chefe do Governo e do Ministro da Guerra, em exercício, sendo aí instalada a galeria dos retratos dos Ex-comandantes do Corpo.

Art. 56. A inauguração de retratos nas diversas galerias constituirá ato solene, feita sempre em datas nacionais ou festivas, devendo constar do boletim interno, para ser transcrito no histórico do Corpo.

Parágrafo único. Os retratos dos Ex-Comandantes do Corpo deverão ser inaugurados pelos comandantes que os sucederem.

Art. 57. Nos Gabinetes dos Comandantes de Unidades e Subunidades, poderão figurar os retratos dos Ex-Comandantes efetivos.

 

       A existência da Galeria de antigos Comandantes serve como elo entre o hoje e o passado glorioso da Unidade e, como bem lembrou o Marechal Lord Mountbatten, último Vice-Rei da Índia, são “os Juízes do Passado, de olhar grave e severo, julgando os atos do presente”.                            

                                                      

     “AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!

    

Antigos Comandantes

registrado em:
Fim do conteúdo da página