Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A Escola Militar da Praia Vermelha, a Escola de Guerra de Porto Alegre, a Escola Preparatória e Táctica do Rio Pardo e a Escola Militar do Realengo.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A Escola Militar da Praia Vermelha, a Escola de Guerra de Porto Alegre, a Escola Preparatória e Táctica do Rio Pardo e a Escola Militar do Realengo.

 Hoje vamos apresentar a Escola Militar da Praia Vermelha, a Escola de Guerra de Porto Alegre, a Escola Preparatória e Táctica do Rio Pardo e a Escola Militar do Realengo. A primeira, seguidamente nomeada Escola Militar de Aplicação (1855-59), Escola Militar (1860-80), Escola Militar da Corte (1880-89), Escola Militar da Capital Federal (1889-97), Escola Militar do Brasil (1897-1904), foi o local de formação das diversas gerações que lutaram no Paraguai, Canudos e Contestado.

  • Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 13h00
  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 17h38

Após o seu fechamento, em 1904, a formação de Oficiais foi delegada à Escola de Guerra de Porto Alegre (1906-10), onde foi formado o depois Marechal e Presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Na Escola Preparatória e Táctica do Rio Pardo, um dos mais ilustres alunos foi o Presidente Getúlio Vargas.

Na Escola Militar do Realengo, aberta em 1913, foi formada toda a geração consagrada pela Força Expedicionária Brasileira. Nesse Estabelecimento de Ensino foi restabelecido o título de Cadete, criado o Corpo de Cadetes com a introdução dos Uniformes Históricos e do Espadim de Caxias. Foi fechada em 1945, com a transferência dos cursos para a Academia Militar da Agulhas Negras.

Na próxima matéria, falaremos da Escola de Sargentos (1894-1897), do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Infantaria e da Escola de Sargentos de Infantaria (1920-1936). Aguardem!

Quer conhecer um pouco mais do acervo das Escolas Militares sob guarda do AHEx Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br

 

  

     “AHEx: guardião da memória institucional do Exército e do Brasil!”

  

                                                                                                     

Aniversrio do RJ1 Aniversrio do RJ2
Aniversrio do RJ3 Aniversrio do RJ4
Aniversrio do RJ5 Aniversrio do RJ6
 Aniversrio do RJ7

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página