Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Histórico do Exército é Condecorado no Dia da Vitória
Início do conteúdo da página

Arquivo Histórico do Exército é Condecorado no Dia da Vitória

O Arquivo Histórico do Exército foi condecorado com a Medalha da Vitória durante a celebração do 72º aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, mais conhecido como Dia da Vitória, em solenidade realizada pelo Ministério da Defesa na manhã de 8 de maio de 2017 no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), Aterro do Flamengo (RJ).

 

O Decreto nº 5.023, de março de 2004, criou a Medalha da Vitória em reconhecimento à atuação do Brasil em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial na 2ª Guerra Mundial. A Medalha da Vitória se destina a agraciar militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares e às organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira e dos demais combatentes brasileiros durante a 2a Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Neste ano, 97 personalidades civis e militares, 28 ex-combatentes da FEB, além de três instituições foram contempladas. O Arquivo Histórico do Exército (AHEx), Organização Militar subordinada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), responsável por salvaguardar o patrimônio documental e histórico no âmbito do Exército Brasileiro, recebeu a medalha por haver organizado e arquivado todos os documentos disponíveis relacionados à presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela Grande Guerra, além de possibilitar a pesquisa e consulta pública deste vasto acervo.

Desta forma, o AHEx, ao receber esta justa homenagem, tem o seu papel e a sua missão valorizados como guardiões da memória da história militar do Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página